quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Remember remember the 5th of November


Desde Martin Luther King um líder negro norte americano não causava tanta comoção mundial. Embalado em seus comícios por City of blinding lights do U2, Barack Obama levou multidões ao delírio com seus discursos eloquentes. Ele venceu as eleições e se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Parabéns, Obama! ele também é o primeiro presidente em quem a população deposita fé e esperança desde Clinton. Israelenses, palestinos, iranianos, coreanos, russos e todos os eixos possíveis e denomináveis se dispuseram a manter diálogo com o presidente eleito. Dentro desse clima de otimismo cabe lembrar o difícil futuro que aguarda o jovem eleito. Uma guerra dispendiosa nos aspectos materiais e humanos longe de ter um fim e especuladores ávidos e matreiros prontos para a próxima bolha são só dois dos grandes problemas legados pelos republicanos e por quem mais veio na onda.
Contagiada por esse espírito de paz na Terra aos homens de boa vontade, eu não poderia me esquecer dele, o grande Guy Fawkes! para os que não conhecem a história desse obscuro personagem aí vaí o perfil básico. Fawkes era um dos católicos insatisfeitos com o reinado do protestante Jaime (ou Tiago) I. O grupo resolveu, então, explodir o Parlamento durante a sessão de 5 de Novembro de 1605, com rei, lordes, coringa e todo mundo que estivesse por lá. Probleminha: os conspiradores decidiram avisar o maior número de católicos possível para que no dia da explosão ficassem longe do parlamento. Acho que os conspiradores não tinham muito claro a definição da palavra conspirar. O plano chegou aos ouvidos do rei, que ordenou uma varredura no Parlamento, e quem foi encontrado guardando a pólvora??? Guy Fowkes! Sob tortura acabou delatando todos os envolvidos na conspiração resultando em forca geral.
Parabéns Guy, hoje é o seu dia!
Recomendo o filme V for vendetta (2006) dos irmãos Wachowski, inspirado no graphic novel homônimo de Alan Moore e David Lloyd.

0 comentários: