sexta-feira, 30 de julho de 2010

V de Vinagrete


Quando desenvolvemos mais proximidade com uma pessoa é natural que digamos ou perguntemos algumas coisas. Hoje esse dia chegou. No começo da tarde bateu uma fominha por fritura e, como faço habitualmente, fui até a barraca de pastéis da Dona Maria esculpir minha silhueta. Em alguns horários o local costuma ficar cheio de pessoas que trabalham na construção do prédio em frente e pelos freqüentadores da banca de jornal ao lado, sempre que o assunto interessa me sociabilizo com essas pessoas e até já sei o nome de algumas, mas toda a movimentação acabava me dificultando a pergunta tantas vezes ensaiada.

Hoje, surpreendentemente, a barraca estava vazia. Só a Dona Maria e o marido estavam lá. Pedi um pastel de carne e um copo de caldo de cana, conversa vai, conversa vem... terreno sondado e pedi mais um pastel. Na primeira mordida tomei coragem e disparei a senha: "a coisa mais besta que já inventaram nessa cidade foi proibir o vinagrete...". A senha foi identificada, os dois trocaram um olhar e ela, em seguida, olhou para o isopor. Em tom de confidência me disse a meia voz "hoje acabou cedo, mas eu sempre deixo um potinho guardado ali no isopor pra quem gosta...". Respondi com um olhar e um sorriso.

Segundo um amigo meu, o instinto Judas é inerente à condição humana, logo, por princípio, estamos todos designados a praticar crimes, contravenções e demais felonias contra instituições e pessoas. Os seguidores de Rosseau argumentam que o meio nos torna mais ou menos aptos a nos enquadrarmos no que ditam as leis da mesma sociedade que nos corrompe. Segundo Thomas Hobbes, a voracidade do homem e a escassez de recursos impõem a necessidade de que sejam estabelecidos pactos sociais, representados pelo que designou como contrato social e em nome da paz os homens devem ceder parte de seus direitos a um soberano, que atuaria como regulador da sociedade.

Na teoria do Gustavo somos todos naturalmente traidores e na de Rosseau o meio nos corrompe, infere-se daí que o governante regulador dos recursos esteja sujeito a todas essas vicissitudes humanas, a menos que ele seja extra humano. Se "no fundo todos herdamos no sangue lusitano uma boa dose de lirismo, além da sífilis, é claro", também trouxemos em nosso código genético uma maldição universal, a da incapacidade de nos adequarmos a regras. Talvez por isso existam tantas religiões, ou justamente por isso... elas pretendem nos lapidar e fazer com o que existe de bom em nós aflore de maneira mais acentuada que a maldade inata, da mesma forma como pretende também nos tornar aptos à obediência de regras e contratos. Seria um processo dialético em que a religião funcionaria como a cura e também como a doença, já que muitas denominações fazem parte do processo sintomático do embuste.

O futebol seria outro elemento de coesão, regulamentação, equilíbrio e domesticação de impulsos primitivos dentro das quatro linhas. Este esporte tem regras bem definidas que visam à igualdade entre os oponentes que, previamente, aceitam de comum acordo o resultado da partida, definida pela superioridade do oponente, destacada inferioridade ou, pela sorte, já que a bola rola no chão, é telúrica e, assim, também, está sujeita às intervenções do mundo supra lunar, em tese, perfeito. No campo de embate é requerida a lealdade para com o companheiro, com a equipe que defende ou país que representa, mas também, e além de tudo isso, os oponentes devem ser leais entre si, desde antes da invenção do fair play e desde o momento em que a agressividade exacerbada e falta de regras do esporte, em seu surgimento, foram contidas na Inglaterra do século XIX... tenho uma visão romântica do esporte, admito.

Os governos são falhos, as pessoas desleais e como D. Corleone advertiu seus filhos: "a traição está em toda parte". Em Outubro, vamos dar o troco, viva o ludopédio, ele tem a razão e ainda conserva um pouco de pureza dentro das quatro linhas. Vamos abolir o Estado! Viva o vinagrete!

'Ideas are bulletproof' V.

6 comentários:

apenas um lugar.. disse...

...ah...minha doce..

como é bom ler vc..

eu me pergunto pq me demoro à passar aqui..

adoro seus olhos me mostrando o mundo..

Sem tempo para manter um blog disse...

Adoro sua gentileza em forma de poesia.

É bem vinda sempre!

Unknown disse...

Camii.. soh vc mesma pra me fazer sorrir 12:20am... e fazer eu parar de ouvir a musica q tava ouvindo soh pra conseguir entender direito o que eu estava lendo!!! ainn eu amo seus posts.. me faz sentir mais perto de vc..! como sinto sua falta amiga...

ahhhh VIVA o vinagrete sim.. e ao pastel.. esses gringos sao uns idiotas por nao terem pastel nem catupiry =P

bjooooooooo

Sem tempo para manter um blog disse...

Amo sua sinceridade rsrsrsrs e tb te sinto mais perto qdo vc passa por aqui!
Esses dias me deu uma saudade de comer churrasco lá na casa dos seus pais... mas com todo mundo, com a Sandra, o Fernando, Carol e vc tb rsrs.
Saudades sempre, sempre, sempre...!!!!

Unknown disse...

meuuuu que saudade de comer xurras la em casa... picanha, arroz, VINAGRETE e farinha.... ahhhh eu querooooooo... e pra acompanhar a bandeira do SANTOS sempre presente neh? hahahaha

Sem tempo para manter um blog disse...

Fazer o quê? nem tudo é perfeito, né?
rsrsrsr
SAUDADE!!!